Clássico creme brulê

Ingredientes:
- 1 litro de creme de leite fresco e de boa qualidade
- 8 gemas
- 120 gramas de açúcar
- fava de baunilha raspada

Modo de preparo:
1. Numa vasilha grande, bata as gemas junto com o açúcar até "branquear". Bata de preferência à mão, para evitar que a mistura absorva muito ar e que, conseqüentemente, o creme venha a ficar com bolhas. Ele é para ficar bem "liso". Numa panela, leve o creme com a raspa de baunilha ao fogo até levantar fervura.
Deixe descansar por cerca de 15 a 20 minutos. Então vá despejando a mistura creme/baunilha pouco a pouco sobre as gemas, incorporando delicadamente.
2. Use as pequenas vasilhas de louça refratária, de preferência rasas, para ter maior superfície para "queimar". Despeje a mistura nas vasilhas e coloque-as num tabuleiro em banho-maria com água quante e leve ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos. O cozimento é muito importante: a parte central do creme já cozido, na vasilhinha, deve ter consistência de gelatina, quando você "balançá-la" um pouco.
3. Retire as vasilhas do forno e deixe esfriar fora do tabuleiro (onde a água quante provocaria a continuação do cozimento) e deixe na geladeira até esfriar bem. Na hora de servir, polvilhe com açúcar cristal e queime com maçarico ou então coloque no forno, desde que seu forno tenha queimador também na parte de cima. Para servir, espere um minutinho, para que a camada de açúcar se solidifique, formando a crosta crocante, características de receita.

Rendimento: de 4 a 6 pessoas

Nota: A sugestão do chef Gérard Boyer, da região do champanhe é, na hora de fazer o quimado da crosta, coloque as vasilhas num banho-maria de água gelada, porque o autêntico brulê tem que ser frio, com a casquinha ainda morna e crocante. A água gelada impede qua a parte do creme se aqueça.

Fonte: Revista o Globo - José Hugo Celidônio - 23/10/2005.

Nenhum comentário: