Pastéis diversos

Ingredientes:
Massa
- 2 e 1/2 xicaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de óleo de milho
- água morna
- óleo para fritar

Modo de preparo:

Numa vasilha, adicione a farinha e abra uma cova no cento. Junte o ovo, o sal e o óleo e comece a trabalhar a massa, misturando bem os ingredientes. Vá acrecentando água morna aos poucos e amassando intensamente. Tranfira para uma superfície lisa e divida em 2 bolas para poder trabalhar melhor. Subdivida ainda, para abrir com o rolo, deixando a massa o mais fina possível. Recorte discos do tamanho desejado, recheie, feche e frite em óleo quente.


Recheios:
As opções que seguem são apenas sugestões. Para isso não constam as quantidades, que cada um poderá variar de acordo com seu gosto.

Marguerita
Inspirado na pizaa de mesmo nome, leva um pedaço de uma boa mozarela, pedacinhos de tomate, um pouco de manjericão fresco e sal, se necessário (a mozzarela é salgada).

Camarão com palmito
Prepare um refogado no azeite com cebola, louro, tomate sem pele e sem sementes, salsa, cebolinha e, por fim, camarões limpos e picadinhos. Tempere com sal e molho de pimenta e adicione pedacinhos de palmito (se for em conserva, lave bem para eliminar o gosto forte. Não use farinha para engrossar. No máximo, "ligue" com um pouco de amido de milho.

Pastel das sobras
Sobrou um pouco de carne de panela ou carne assada? Desfie bem e pique, refogue com um pouco de cebola, junte ovo cozido, molho de pimenta e .... será um sucesso!!!!
Vale o mesmo para frango, peixe, camarão, podendo até acrescentar sobras de vegetais.

Mineiro de botas
Pique queijo-de-minas curado (para não soltar muito soro) e goiabada, de prefeência não muito dura e de boa qualidade. Recheie os pastéis com a mistura e frite. Depois polvilhe com açúcar e canela.

Banana
Corte rodelas finas de banana d'água (nanica) madura e junte um pouquinho de mel, apenas para dar liga e adoçar mais. Recheie, frite e polvilhe com açúcar e canela.

Fonte: Revista O Globo - 24/06/2007 - Coleção Sabores do Brasil, fascículo 2 (São Paulo), por José Hugo Celidônio

Nenhum comentário: