Crepe de maracujá

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de açucar
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida e um pouco mais para fritar
Calda
- 1/2kg de maracujás maduros (já murchos)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 litro de água
Recheio
- 1/5 da calda obtida e coada
- 1 pacote de gelatina incolor em sabor
- 1 xícara (chá) bem cheia de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- folhas de hortelã para decorar.

Modo de preparo:
Bata os ovos no liquidificador. Em seguida, junte o leite, a farinha, o açucar, o sal e a manteiga derretida. Depois de bem batido, deixe descansar por uns minutos.
Aqueça bem uma frigideira antiaderente do tamanho ideal para panquecas (18 cm), untada com um pouquinho de manteiga. Forre a base da frigideira cuidadosamente com uma porção da massa, girando-a pelo cabo para cobri-la por igual. Vire com uma espátula para dourar dos dois lados. Retire do fogo e repita a operação até terminar a massa. Reserve
Prepare a calda: coloque toda a polpa dos maracujás (incluindo as sementes) e o açúcar no liquidificador. Pressione o botão pulsar apenas por 2 segundos, para soltar um pouco as sementes, mas sem quebrá-las. Acrescente a água e leve ao fogo brando, até obter ponto de xarope. Reserve, de preferência em banho-maria.
Para o recheio, dissolva a gelatina em um pouco de água fria e adicione-a à parte da calda coada para esse fim. Aqueça apenas para cozinhar um pouco antes de esfriar. Bata o creme de leite até ficar firme, acrescente o açucar e o restante da calda que foi separada e misture bem, sem bater. Mantenha na geladeira até a hora de servir.
Montagem: sobre metade da crepe, espalhe uma porção do recheio e cubra com a outra metade, apenas dobrando, sem enrolar. Sirva regado com a calda morna e decorado com folhas de hortelã.

Rendimento: 6 porções
Valor nutricional (por porção): Calorias - 122; proteínas - 3,79g; Carboidratos - 8,63g; Gorduras - 8,08g



Fonte: Revista O Globo - 24/06/2007 - Coleção Sabores do Brasil, fascículo 1 (Rio de Janeiro), por José Hugo Celidônio

Nenhum comentário: