Penne alla caprese (José Hugo Celidonio)

Ingredientes:
400 gramas de penne
4 colheres de azeite de boa qualidade
4 a 6 tomates maduros (depende do tamanho)
2 mozarelas de bufala ( tamanho de um ovo)
½ xicara de folhas de manjericão e 4 raminhos para enfeitar
Sal e pimenta calabresa muida a vontade
 
Modo de preparo:
1 – Coloque no mínimo três litros d'água para ferver com uma colherada de sal.
2. – Lave e pique os tomates em seis a oito pedaços, dependendo do tamanho, tempere com um pouco de sal, coloque-os numa vasilha e deixe por cerca de 15 a 20 minutos. Escorra a água que eles soltaram ou então coloque-os num corredor. Corte as mozarelas em fatias grossas (cerca de dois centímetros) e pique ao meio.
3. – Junte numa vasilha os pedaços de tomate escorridos, a mozarela, o azeite, o sal, uma pitada de pimenta calabresa e as folhas de manjericão.
4. – Cozinhe a massa na água fervendo seguindo as instruções do fabricante. Escorra e recoloque na panela. Junte o molho caprese, misture um pouco e sirva imediatamente.
 
Nota: Este molho não vai ao fogo. Apenas deverá ser "amomado" quando misturado à massa cozida. A mozarela apenas começará a amolecer. Em Capri, fazem um spaghetti alla caprese que leva azeitonas pretas e também é ótimo.
 
Rendimento: 4 pessoas

Vinagrete balsâmico (José Hugo Celidônio)

Ingredientes (para 200 ml):
6 colheres de sopa de um vinagre balsâmico comum
1 colher de sopa de açucar mascavo
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
150 ml de azeite extravirgem
Sal e pimenta do reino a vontade

Modo de fazer:
1 - Numa panelinha, de preferência de inox, jogue o vinagre balsâmico, açucar e água. Leve ao fogo e deixe reduzir à metade do volume. Você obterá um vinagre com consistência de xarope. Deixa esfriar.
2 – Numa vasilha, despeje o vinagre obtido e a mostarda. Bata bem até que a mostarda se dissolva. Acrescente o sal e a pimenta, mas não o azeite. Misture e bata bem.
3 – Na hora de utilizar, misture novamente e acrescente o azeite aos poucos, batendo sempre, até ficar com textura homogênea.
 
Nota: Uma boa sugestão para utilizar este vinagrete é com champignons crus lavados, cortados em lâminas final no sentido da altura e folhas de rúcula, tudo bem temperado com o molho e lascas de parmesão.

Creme de chocolate

Ingredientes:
8 colheres de sopa de achocolatado
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de leite

Modo de preparo:
Levar ao fogo e mexer por aproximadamente 30 minutos, ou até ganhar consistência.