Bolo branco (simples)

Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xic. de farinha de trigo
- 2 xic. de açúcar
- 1 xic. de leite (ou suco de laranja)
- 100ml de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bater na batedeira as gemas, o óleo e o leite (ou suco de laranja), quando estiver bem batido, acrecente aos poucos o açúcar até que o creme fique homogêneo; acrescente também aos poucos, a farinha de trigo e deixe bater bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Acrescente as claras batidas em neve misturando levemente (não use batedeira) até a mistura esteja incorporada. Coloque o fermento, misture mais um pouco.
Coloque a massa em forma untada e asse em forno médio. Não abra a porta do forno antes de 40 minutos. Para testar se o bolo está pronto enfie um palito, se ele sair limpinho (seco), já está pronto.

Sorvete de Doce de Leite Crocante

Ingredientes:
- 1 pacote de pudim 5 minutos da Royal sabor doce de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite s/ soro
- 250ml de leite
- 3 colheres (sopa) de castanha moída (ou mais... vai depender do gosto pessoal)

Modo de preparo:

Numa tigela misture os quatro primeiros ingredientes até ficar homogêneo. Coloque a mistura na sorveteira e deixe bater até obter consistência.
Quando já estiver com a consistência de sorvete, coloque aos poucos a castanha. Deixe bater por mais alguns minutos até misturar bem.
Passe a mistura para uma travessa adequada e coloque no freezer. Retire um pouco antes de servir.

Xarope de açúcar

Ingredientes:
- 250ml de água
- 250ml de açúcar

Modo de preparo:
Leve a água ao fogo e espere levantar fervura. Acrecente o açúcar e mexa até se dissolver completamente. Retire do fogo e deixe esfriar.


Fonte: Revista O Globo - ??/??/???? - Coleção Sabores do Brasil, fascículo 12 (Bebidas e Drinques), por José Hugo Celidônio

Batida de coco

Ingredientes:
- 1 dose de leite de coco
- 1 dose de cachaça
- 1 dose de xarope ou 1 colher de açucar
- cubos de gelo

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira e agite vigorosamente - por isso se chama "batida". Descarte os pedaços de gelo e sirva imediatamente, em copo adequado.

Variação:
Para fazer batida de pitanga ou de caju, substitua o leite de coco por igual quantidade de suco. Ajuste o açúcar de acordo com seu paladar.

Valor Nutricional (por porção): Calorias - 239; Proteínas - 1,6g; Carboidratos - 12,55g; Gorduras - 7,45g

Fonte: Revista O Globo - ??/??/???? - Coleção Sabores do Brasil, fascículo 12 (Bebidas e Drinques), por José Hugo Celidônio

Jabukir

Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de licor de jabuticaba
- 100 ml de vinho branco (ou champanhe ou espumante)

Modo de preparo:
Numa taça de vilho ou flute (dependendo da bebida escolhida), coloque o licor de jabuticaba e, por cima, o vinho ou champanhe bem gelado.
Sirva imediatamente.

Fonte: Revista O Globo - ??/??/???? - Coleção Sabores do Brasil, fascículo 12 (Bebidas e Drinques), por José Hugo Celidônio

Pão de Cebola

Ingredientes:
- 2 baquetes em fatias finas
- 1 envelope de preparado de creme de cebola
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara de chá de queijo prato ralado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 maço de salsa picada
- 1/2 xicara de chá de queijo parmesão ralado para plvilhar

Modo de preparo:
Corte as 2 baquetes em fatias finas, fomando uma espécie de "sanfona" ligada pela base. À parte misture o conteúdo do envelope de creme de cebola com o creme de leite, o queijo prato ralado, a manteiga e a salsa picada. Misture tudo muito bem e vá colocando porções desta mistura entre as fatias de pão. Coloque o pão em uma assadeira forrada com papel aluminio, polvilhe com a 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado e leve ao forno médio-alto (200ºC) para dourar. Sirva a seguir.

Fonte: verso do pacote de creme de cebola Maggi

Brochete de frango balsâmico

Ingredientes:
- 4 peitos de frango desossado e sem pele
- ½ xícara de vinagre balsâmico
- sal e pimenta do reino que bastem
- 1 cebola graúda
- óleo para grelhar que baste

Modo de preparo:
Corte os peitos de frango em pedaços de aproximadamente quatro centímetros de lado. Corte a cebola em gomos de aproximadamente três centímetros.
Numa panelinha reduza o vinagre balsâmico à metade do volume, em fogo baixo.Se desejar paladar mais adocicado acrescente, durante o cozimento, uma colher de café de açucar mascavo.
Deixe o balâmico esfriar e coloque os pedaços de cebola e de frango temperados com sal e pimenta para marinar durante 15 minutos.
Monte espetinhos intercalando frango e cebola. Grelhe em frigideira se sirva em seguida com acompanhamento desejado e o molho balsâmico aquecido.

Nota: Se preferir não fazer em espetos, refogue em frigideira, colocando um pouco do molho balsâmico depois que os pedaços de frangos estiverem bem dourados.


Recèita do José Hugo Celedônio publicada em O Globo